Batata na dieta: mocinha ou vilã?

Todos nós temos a cultura de que a batata engorda e é uma vilã e que atrapalha toda e qualquer dieta. Mas será que isso é tão verdade assim?

Quando eu digo dieta, meninas, é dieta do seu dia-a-dia, o que você come todos os dias. E hoje eu trouxe pra vocês uma receitinha que eu amei porque eu amo batata. E como tenho prezado por dieta saudável, tenho evitado frituras e gordura saturada. O que me faz um bem danado. Não é sempre que faço isso e nem é uma coisa muito radical, mas incluir opções saudáveis na sua vida, é gradual, tem que ser todo dia um pouquinho e hoje vamos aprender mais uma. Esquece a batata do Mc Donald´s que eu posso te garantir que essa aqui é melhor! Vai por mim!

A batata é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Muito versátil e com muitas variedades, pode ser preparada de diferentes maneiras: cozida, frita, assada, chips, purê… O que não falta é um jeitinho saboroso para ter esse item na sua mesa, sem contar que faz parte da cozinha de todo brasileiro.

O que muita gente não sabe é que dependendo da variedade, a batata vai possuir mais ou menos calorias. A batata inglesa, mais comum de ser encontrada, possui apenas 52 calorias quando preparada cozida, sem adição de óleo. Além disso, são uma boa fonte de energia, vitaminas do complexo B e minerais como potássio, cálcio e fósforo.

Embora muitas pessoas acreditem que devem deixar de comer batata para tentar perder peso, a batata por si só não pode ser considerada uma vilã. Como outros alimentos, quando consumida dentro de uma alimentação saudável e de forma equilibrada, a batata pode e deve estar presente na nossa alimentação sem problemas.

Com moderação, a batata pode até ser uma das mocinhas no filme da rotina alimentar.

Trouxe duas receitinhas que só pelo fato de serem de batata, já me dão água na boca. A primeira eu fiz e deu certo. Caso queira fazer com abobrinha ou com batata doce, dá certo também!  Você tenta e me conta ?

Bata chips de micro-ondas

Ingredientes:

1 unidade grande de batata crua, lavada e finamente fatiada

½ colher de chá de azeite de oliva

1 pitada de sal

1 pitada de pimenta-do-reino preta moída

 Modo de fazer:

Deixe as rodelas de batata em uma tigela com água gelada por 2 a 3 minutos, escorra e seque.

Coloque duas folhas de papel toalha em um prato próprio para ir ao micro-ondas. Arrume as fatias de batata no prato, sem deixar que uma fique sobre a outra (faça aos poucos se necessário).

Leve ao micro-ondas por 4 minutos (potência alta), vire, salpique com sal e pimenta e coloque por mais 3 a 4 minutos, até que as fatias tomem a consistência de chips.

Coloque os chips em uma tigela e repita o processo com toda a batata.

Cada porção equivale a 10 chips.

 

A próxima receita eu ainda não fiz, mas coloquei uma foto da internet, pra que vejam o que eu to passando até fazê-la. A batata baroa é conhecida também por mandioquinha ou batata salsa. Aí na sua terra pode ser que ela tenha um nome diferente também.

Gente, façam e me contem!

Purê de batata-baroa

Ingredientes:

3 unidades de batata-baroa crua

4 dentes médios de alho

2/3 xícara de iogurte natural desnatado

1 colher de sopa de azeite de oliva

½ colher de chá de sal

¼ colher de chá de pimenta-do-reino branca moída

1 colher de sopa de salsa fresca

Modo de fazer:

Junte a batata com o alho numa panela média e cubra com água quente. Tampe e aguarde ferver em fogo alto. Reduza o fogo e cozinhe por 25-30 minutos até a batata amaciar. Escorra e transfira para uma tigela.

Adicione o iogurte e o azeite e amasse com um amassador de batata até ficar pronto. Acrescente o sal, a pimenta e a salsinha e misture bem. Sirva em seguida.

Porção: 3/4 de xíc.

Pensa isso com churrasco! Só que aí não vale colocar a culpa na batata, hein!?

Essas sugestões me foram enviadas por e-mail pela Vigilantes do Peso.

Beijos de luz e até a próxima!