Beneficios do pilates: exercite-se para viver melhor

Saiba quais são os beneficios do pilates mesmo para mulheres acima do peso.

Benefícios do pilates - O Estúdio BR Pilates em Uberaba está pronto pra te ajudar

Movimentar-se é um dever que temos desde que nascemos. E os beneficios do pilates ajudam bastante na minha profissão, pois por mais que não pareça, todos os músculos do corpo são exigidos tanto para andar quanto para fotografar.

Ter postura faz toda a diferença numa sessão de fotos, pra que tudo seja valorizado e o corpo esteja ereto e tudo fique harmonioso aos olhos de quem vê. Os eventos sociais e desfiles, exigem muito salto alto e é necessário manter a elegância ao caminhar e longos períodos de pé.

E o pilates é que tem me ajudado a manter tudo isso com saúde. A partir de hoje, trarei minha evolução nos exercícios e como você pode encontrar solução para cada necessidade do seu corpo, praticando pilates!

Envelhecer é um processo natural em nossas vidas. Ao longo desta passamos por várias modificações e o exercício físico é um importante aliado de um estilo de vida saudável física e mentalmente, agindo de forma positiva no processo de envelhecimento e colaborando para o bem-estar durante este e sendo um bem necessário para fugir da depressão e melhor conviver socialmente.

Envelhecer traz consigo o aumento da quantidade de gordura do corpo, a diminuição da força e massa muscular, a osteoporose, a diminuição de reflexos, alterações na visão, coordenação motora, dentre outros “prejuízos”.

Mas não se desespere! Pode ser clichê, mas melhor que correr atrás do prejuízo é preveni-lo, minimizá-lo ou até evitá-lo. Como? Exercitar-se é um desses modos, junto com alimentar-se bem, visitar periodicamente seu médico, seu dentista, cuidar de sua saúde mental e emocional e muitas outras ações cotidianas.

Voltemos aos exercícios! Os exercícios aumentam a resistência e força física, trazem benefícios à pressão arterial, ao bom colesterol e previnem a osteoporose. Falarei mais sobre esses quatro quesitos.

Beneficios do pilates: mulheres acima do peso podem e devem fazer.

A FORÇA MUSCULAR, componente mais importante da aptidão física na terceira idade, declina aproximadamente 15% entre os 60 e 70 anos, e a partir dessa faixa etária, o declínio é muito mais acentuado. O idoso vai perdendo a capacidade de se levantar da cadeira, de entrar e sair do carro, subir um degrau mais alto, caminhar, ou seja, atividades básicas do cotidiano. A musculação, o Pilates e a hidroginástica são ótimos exercícios para fortalecer os músculos.

A redução nos níveis da PRESSÃO ARTERIAL relaciona-se diretamente à prática dos exercícios físicos. Essa resposta acontece possivelmente pela vasodilatação periférica que persiste após o término do exercício. Os efeitos benéficos do exercício físico se dão no tratamento inicial do indivíduo hipertenso, objetivando evitar o uso e/ou diminuir medicação que possivelmente venham ser utilizará. Já em sedentários e hipertensos, reduções significativas na pressão arterial podem ser adquiridas com o aumento progressivo na prática de exercícios físicos, com intensidade baixa e acompanhamento de um fisioterapeuta ou educador físico.

A OSTEOPOROSE é a diminuição da massa óssea e não possui sintomas em suas fases iniciais. Exercícios regulares combatem a osteoporose, colaborando para o aumento da fixação de cálcio nos ossos. Exercícios com carga, andar, correr, dançar são ótimos nessa luta. Mas na terceira idade com osteoporose já instalada, muito cuidado com quedas! Dieta e suplementações podem ser necessárias! Procure seu médico e se possível um nutricionista!

Beneficios do pilates: mulheres acima do peso podem e devem fazer

Além de proteger o coração, os exercícios também colaboram para o controle do COLESTEROL: enquanto diminuem os níveis de LDL (o colesterol ruim), os exercícios ajudam a elevar o HDL (o colesterol bom). Durante o exercício, a circulação sanguínea é aumentada, ativando o fluxo de sangue nas veias e artérias, evitando que as gorduras – os triglicérides e o LDL – se instalem e se acumulem nas paredes das artérias.  Sendo assim o coração fica protegido de um dos fatores de risco mais perigosos para doenças cardiovasculares: a aterosclerose (o depósito no interior das artérias de substâncias gordurosas junto com colesterol, cálcio, produtos de degradação). Os exercícios também alteram a produção de enzimas que controlam os níveis de colesterol no sangue.

Estão aí quatro bons motivos para que você comece a se exercitar já! Independente de sua idade. O processo de envelhecimento é inevitável e é bom que você se prepare para viver uma terceira idade gostosa, divertida, feliz e cheia de saúde!
Procure orientação e um exercício que goste de fazer! Se não gosta de nenhum, pense bem na necessidade e benefícios! Não pague esse pato depois! Aí terá que fazer exercícios e poderá ser bem mais difícil!

ATENÇÃO: Como frisei tempo todo, lembre-se sempre do acompanhamento profissional para eficácia e bons resultados!