Como manter a pele hidratada no outono

Com a chegada dos dias mais frios nas próximas estações outono e inverno, é hora de redobrar os cuidados com a pele, pois nesse período é normal que ocorra o ressecamento e a descamação e manter a pele hidratada é fundamental.  “Um dos principais motivos para a pele ressecar nos dias mais frios é a baixa umidade do ar. Outro fator é a falta de transpiração, processo natural do corpo usado para baixar a temperatura interna. Durante o frio, não precisamos desse mecanismo e, consequentemente, ficamos sem uma de nossas hidratações naturais”, explica Thais Carvalho, fisioterapeuta dermato-funcional.

Para que as estações mais frias sejam aproveitadas ao máximo, sem prejuízos, e com a pele cheia de vida, Thais recomenda cinco dicas:

Controle a temperatura do banho – Quando está frio o banho quente parece ser uma das melhores partes do dia, mas é preciso atenção. “Banhos muito quentes retiram a oleosidade natural da pele, resultando em peles mais ressecadas e com sinais de irritação e dermatite. Portanto, o ideal é banhos mornos. Evite, também, ensaboar-se demais e o uso de buchas, pois também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele”, recomenda.

Beba bastante água – Ingerir pelo menos dois litros de água por dia não vale apenas para o verão. Com a baixa temperatura, apesar de não estarmos perdendo líquido através da transpiração, nosso corpo fica seco pela falta de umidade do ar e precisa de todo o líquido que pudermos oferecer. Por isso, mantenha sempre uma garrafa de água ao lado.

Mantenha a pele hidratada – “É importante ressaltar que os cremes para o rosto devem ser específicos para a região, pois a oleosidade em excesso de determinada fórmula pode resultar em acnes. Outro conselho é não puxar as peles do lábio, trate com produtos específicos para a região, como manteiga de cacau e bálsamos”, lembra a profissional. Para peles normais e levemente ressecadas, a hidratação deve ser realizada pelo menos uma vez ao dia, sempre após o banho. Já as peles com maior tendência ao ressecamento precisam que os cremes sejam aplicados de 2 a 3 vezes ao dia, mas sem exagero.

Não esqueça o filtro solar – Nos dias frios, apesar de uma menor incidência dos raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, a radiação UVA continua forte, sendo mais agressiva no que diz respeito à penetração sobre a derme. Por consequência, é uma das causadoras do aspecto envelhecido e dos tumores na pele”.

Aposte em tratamentos estéticos – Para quem está sofrendo com a cútis sem viço, os tratamentos estéticos são uma ótima opção. O tratamento do manto hidrolipídico (secreção natural que que promove a adequada hidratação cutânea)  atenua o aspecto desvitalizado, devolvendo nutrientes que favorecerão a uniformidade. Para obter um bom resultado, recomenda-se o mínimo de 6 sessões com duração de 1h30. Outro procedimento indicado é a LIMPEZA DE PELE, onde é feita uma limpeza manual com vapor e ionização (opcional), evitando ressecamento ou a oleosidade excessiva.

Separei pra vocês esses 3 hidratantes que eu mais gosto pra vocês conhecerem. São comuns e fáceis de encontrar. É só clicar na foto e você será reencaminhada pra página de compra, caso queira.

Hidratante Nativa Spa – O Boticário
Óleo Hidratante Joli Hinode
Óleo Hidratante Joli Hinode
Hidratante Natura Todo Dia
Hidratante Natura Todo Dia

Esses 3 eu uso e testei e foram realmente bons pra minha pele que é mista, ou seja, ressecada em alguns pontos, como cotovelos e joelhos e oleosa nas costas e colo. Vale a pena o teste. Sem contar que o cheiro de todas elas é maravilhoso!

Te aguardo no próximo post !

Beijos de luz! <3

 

 

 

 

Fonte:  www.onodera.com.br