O que fazer em Búzios RJ: praias e outros pontos turísticos

Nas suas escolhas de viagens talvez você se pergunte o que fazer em Búzios. Um lugar paradisíaco que na década de 60 foi o refúgio de uma musa do cinema para fugir do caos trazido pela fama. Brigitte Bardot encontrou o que fazer em Búzios, para fugir do assédio da imprensa. Na época, Búzios ainda era apenas um distrito de Cabo Frio, a maior cidade da Região dos Lagos.

Brigitte Bardot e seu então namorado em Búzios em 1964. Foto: Divulgação / Prefeitura de Búzios
Brigitte Bardot e seu então namorado em Búzios em 1964. Foto: Divulgação / Prefeitura de Búzios

A estrela francesa só queria descansar no Brasil, e para fugir de fotógrafos, jornalistas e fãs em polvorosa, encontrou na Praia de Manguinhos, em Búzios, o seu refúgio. Brigitte ficou hospedada na casa de André Mourasieff, um amigo do seu então namorado, o marroquino-brasileiro Bob Zagury.

A primeira visita de Bardot, na sua descoberta a Búzios, começou em janeiro de 64 e durou quatro meses.

Depois, a estrela ainda voltou para o então terceiro distrito de Cabo Frio, mas dessa vez, a imprensa não a deixou mais em paz. A segunda passagem dela deu-se no Réveillon de 1964 para 1965. Depois disso, ela nunca mais voltou à cidade. Mas não precisava, ficou eternizada por lá, e eternizou a cidade para o mundo para sempre. Era o que bastava.

Fotos de barcos em Búzios - Foto por Roseandro Barros - flickr.com/143542251@N04
Fotos de barcos em Búzios – Foto por Roseandro Barros – flickr.com/143542251@N04
Escultura Os Três Pescadores de Búzios da artista plástica Christina Motta. Foto por Roseandro Barros - flickr.com/143542251@N04
Escultura Os Três Pescadores de Búzios da artista plástica Christina Motta. Foto por Roseandro Barros – flickr.com/143542251@N04

HISTÓRIA DE BÚZIOS

A história de Búzios é antiga, pouco conhecida pelos turistas que frequentam a região. Em Búzios há uma relação com os estrangeiros que vem desde a época do descobrimento do Brasil. Segundo Cunha (1996), no século XVI eram os índios tupinambás que ocupavam esta área, onde praticavam a pesca, a caça e o cultivo de mandioca e de milho.

Eles mantiveram estreitas relações com corsários e contrabandistas franceses, que se escondiam na localidade para contrabandear madeiras de lei principalmente o pau-brasil (Caesalpinia echinata), e vender escravizados. Em meados do século XVII, a vila foi invadida por franceses e ingleses.

Foi base de piratas, ponto de de tráfico de pau-brasil e desembarque de escravizados africanos. Ainda na Praia de Manguinhos pode-se apreciar o cais de pedras feita por escravos. Mais tarde, os franceses foram expulsos pelos portugueses após sangrentas disputas que dizimaram significativamente a população indígena. No século XVII ela era uma pequena vila de pescadores com vinte casas.

No fim do século, durante a guerra dos corsos, o navio “Vingadores”, de bandeira corsa Argentina, bombardeou a costa de Búzios, como mostra o óleo sobre tela no Museu Histórico de Búzios, situado na Rua das Pedras. No final do século XIX e início do século XX, Búzios começou a receber imigrantes portugueses que se uniram ao grupo de pescadores locais, ensinando-lhes novas técnicas de pesca. Neste século, foi também criada a Armação dos peixes de Búzios que consistia numa estrutura para capturar peixes, ocasionando então o nome do balneário: Armação dos Búzios.

Também se caçava baleias para a extração de seu óleo que era usado tanto para a iluminação da cidade de Rio de Janeiro quanto para exportação. Os ossos dos animais capturados eram enterrados na praia ao lado da Praia da Armação, dando origem ao nome de uma das mais famosas praias de Búzios, a Praia dos Ossos. Tempos depois, a área foi destinada para lavoura, criação de gado e as atividades das grandes fazendas, sendo a pesca, neste trecho de litoral, terminantemente proibida. Terminada a proibição, a economia local permaneceu por longo período baseada na pesca e na agricultura em pequena escala, até meados do século XX, quando começaram a surgir atividades cujas características são totalmente diferentes das tradicionais: as relacionadas com o turismo.

O QUE FAZER EM BÚZIOS RJ: OS PONTOS TURÍSTICOS

RUA DAS PEDRAS

Localizada no centro de Búzios, a Rua das Pedras é a rua mais famosa da Região dos Lagos. Ela funciona como um ponto de encontro, um shopping a céu aberto, com lojas de marcas locais e internacionais. A área de lazer é repleta de bares descontraídos e restaurantes para todos os gostos, reunindo o que há de melhor em Búzios.

O mais importante e impactante é que, nesta pequena rua devorada pelos pedestres, pode-se perceber a alma buziana. Descontração e elegância andam de mãos dadas, enquanto que o charme e a sensualidade fazem seu jogo de sedução, capturando a atenção dos corpos bronzeados que passeiam livremente.

Os cinco sentidos são convocados ao trabalho delicioso num entardecer na Rua das Pedras. A visão se maravilha com a mudança de cores do céu, correndo do azul celeste para o laranja avermelhado e chegando ao azul profundo. A audição se delicia com as doces risadas e a fala mansa dos que lá transitam. O olfato se divide entre a brisa do mar e o perfume que sai das cozinhas anunciando o que está por vir. O paladar é brindado com quitutes da terra e pratos requintados, acompanhados de um delicioso suco, um chope refrescante ou um vinho especial. Finalmente, o tato conquista o toque e ganha seu abraço, comemorando mais uma noite maravilhosa com um beijo.

Ah! Rua das Pedras, tu bem que podias ser a rua dos suspiros, da alegria, dos sorrisos, ou simplesmente a rua do bem-viver. Se no meio do caminho tinha uma pedra, no meio da Rua das Pedras há um caminho. Escolha o seu.

ORLA BARDOT

Com uma singela homenagem a Brigitte Bardot dando o seu nome ao principal ponto da cidade, a Orla Bardot se estende desde o fim da praia do Canto até o fim da praia da Armação, completando os fins de tarde em Búzios.

A beleza reluz nas esculturas da artista plástica Christina Motta, tanto como a da própria Brigitte Bardot, sentada observando o pôr-do-sol, quanto a dos Três Pescadores, que recolhem uma rede, na praia da armação.

PRAIAS DE BÚZIOS

Praia dos Amores

Tranquila e aconchegante, pouco frequentada, sua paisagem é um permanente convite ao namoro.

Informações Úteis: Mar manso e águas transparentes.

Praias próximas: Canto

Praia Azeda e Azedinha

Situadas entre as praias dos Ossos e João Fernandes, Azeda e Azedinha formam parte de uma área de proteção ambiental. O acesso pode ser feito a pé por uma trilha (200 m) após a praia dos Ossos ou por aquatáxi, sempre disponível no cais do centro ou mesmo na praia dos Ossos.

Ao chegar o visitante encontra uma pequena baía de costões rochosos, com pouco declive, cercada de vegetação com uma praia deslumbrante e orientada em direção ao oeste com vista direta do pôr do sol.

As praias formam uma grande piscina de águas cristalinas, tranquilas e mornas, com areia dourada e um mar da cor verde limão, e por isso leva esse nome. Existe na praia uma antiga mansão de estilo colonial, construída pela família do “dono” da cidade no início do século, um ponto tradicional em Búzios e uma de suas imagens mais difundidas na cidade.

Há também quiosque de praia, e botes ancorados próximos da praia que oferecem bebidas, e petiscos. Aluguel de equipamento para mergulho (máscara e snorkel) e de caiaques.

Informações Úteis: Pequena praia de águas calmas e cristalinas.

Praias próximas: João Fernandes, Ossos

Praia Brava

Localizada entre as praias João Fernandinho e Olho de Boi, a Brava se destaca pelo mar aberto e as ondas mais agitadas, com águas azuis e transparentes, areias escuras e finas, e vegetação rasteira com pequenos arbustos.

Circundada por costões impressionantes a praia está dividida em dois (uma formação rochosa que pode-se atravessar a pé mesmo com maré alta divide a praia), sendo que a parte por onde se accede possui grandes ondas, ideal para a prática do surf ou pesca de linha e que não é muito frequentada por banhistas. O outro canto (o direito) é ideal para quem procura um ambiente mais isolado e deserto, e é por onde se chega a uma trilha que leva a praia de naturalismo Olho de Boi.

Ao final da estrada da usina (centro), o visitante deve dobrar à direita seguindo por duas quadras e logo à esquerda por mais duas quadras até descer por uma rua empedrada que termina na praia. Ótimo lugar para passar o dia praticando esportes como o surf, frescobol ou pescando nos costões ou até para leitura de um bom livro ou meditação. Pequenos quiosques de praia e restaurantes oferecem aos turistas deliciosos pratos variados, bebidas, guarda-sol, cadeiras de praia e estacionamento com vigilância.

Desde 1743 há registros dos bravos mares dessa praia. Uma corveta que transportava escravos e que era comandada pelo capitão Dionísio, teve sérios problemas ao encalhar na Baia da Brava, que já levava esse nome pelo mar agitado, mas que não deu final trágico ao capitão. Em agradecimento ao milagre o comendador Brás de Pina retratou o fato em uma pintura que anos mais tarde foi roubada da Igreja de Santana em Búzios. O episódio foi considerado um milagre.

Informações Úteis: É um dos picos de surfe em Búzios

Praias próximas: João Fernandinho, Olho de Boi

Praia do Canto

Com mais ou menos 1.500 m de extensão, fica no centro de Búzios.

Apesar de constante presença de barcos de pesca tem águas calmas e límpidas.

No lado esquerdo duas jóias, dois recantos paradisíacos: as praias dos Amores e das Virgens.

Praias próximas: Amores

Praia das Caravelas

Pequena e muito bonita com areia clara e mar calmo, a Praia das Caravelas tem acesso no km 12 da estrada que liga Búzios a Cabo Frio.

Informações Úteis: Areias brancas e mar calmo.

Praias próximas: Geribá

Praia da Ferradura

A praia da Ferradura é perfeita para se passar o dia curtindo o sol e as belezas naturais.
Além de contar com quiosques de praia e restaurantes que oferecem aos turistas deliciosos pratos de peixes e mariscos, é rodeada por uma vegetação de cactos e bromélias, além de árvores de médio porte, belas residências e mansões de veraneio, a praia serve de abrigo perfeito para luxuosas embarcações.

Com a forma de uma ferradura e entre costões externos rochosos, é propícia para banhos e esportes náuticos como o wake-board, mergulho e caiaque.

Sua água calma, azul e transparente, e as areias claras e finas completam um ambiente perfeito para quem tem crianças.

A praia tem como entorno costões de rocha que se estendem até o mar, formando um estreito canal na entrada do Saco da Ferradura, que é protegido de ventos e correntes marítimas. Sua extensão é de 1,5 km e a praia está orientada em direção ao sul-este.

Partindo do centro em direção ao Pórtico, girar à esquerda no primeiro trevo, “Trevo da Ferradura”. Continuar em frente até o lago, contornar à esquerda e atravessar uma rua para logo virar à direita na proxima, continuar otras 2 ruas até a praia.

A Ferradura é um ótimo lugar para se hospedar, com ótimas pousadas e a um passo do centro, o visitante nunca sofre com aquele trânsito congestionado do verão de Búzios.

Informações Úteis: Sua extensão é de 1,5 km e a praia está orientada em direção ao sul-este.

Praias próximas: Ferradurinha, Foca

Praia da Ferradurinha

Uma das mais encantadoras praias brasileiras. Distante 3,5 km do Centro de Búzios.

Entre as pontas da Boca da Barra e da Ferradurinha há uma verdadeira piscina natural de areias finas, claras e rochedos que formam patamares circundando o local

Informações Úteis: Pode-se praticar o mergulho livre.

Praias próximas: Ferradura

Praia da Foca

Cujo nome se deve ao aparecimento de uma foca anos atrás está localizada entre as praias do Forno e da Ferradura é uma verdadeira piscina natural, cercada de rochedos.
Mar manso e águas transparentes.

Informações Úteis: Piscina natural rodeada por pedras.

Praias próximas: Ferradura, Forno

Praia do Forno

Pequena área cercada de vegetação cerrada e um mar sereno, com aspecto selvagem. Ideal para curtição do sol na paz. Caracteriza-se por ter sua areia vermelha. Ideal para mergulho já que o fundo rochoso abriga grutas e piscinas naturais.

Informações Úteis: Boa para pesca e mergulho.

Praias próximas: Ferradura

Praia de Geribá

Geribá é uma palmeira alta e elegante comum na área litorânea, por isso a origem do nome. A praia de Geribá, com dois quilômetros de areia fininha e branca, é uma das belas opções para o veraneio no balneário carioca de Búzios, a 180 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro.

Geribá fica distante cinco minutos de carro do centro de Búzios (em dia de tráfego normal) e divide as atenções dos turistas com as outras 22 praias da península que combina a simplicidade de uma antiga vila de pescadores com a sofisticação da arquitetura de casas, pousadas e restaurantes.

Praia de mar aberto, sua extensão é de 2 km e em toda a sua orla destacam-se belas residências de veraneio, pousadas e bares. Cercada por rochas e lindas casas encravadas entre pedras, o mar é agitado, propício à prática de surfe, body-boarding, futevôlei, vôlei, kite-surf e windsurf.

Como é o ponto de encontro preferido da galera jovem, o agito invade também a areia transformando-a numa das mais badaladas praias de Búzios.

É lugar de gente famosa e bonita. Durante a alta temporada, os quiosques localizados à beira mar ficam lotados, e o clima é de festa. Nesses barzinhos, a sugestão é provar os petiscos de peixe e uma caipirinha. A maioria dos bares e restaurantes tem uma ducha à disposição dos clientes.

Hospedar-se em Geribá é uma ótima ideia, com toda a infra-estrutura de supermercados, farmácias e serviços em geral, o bairro atende perfeitamente as expectativas de qualquer turista. Partindo do centro de Búzios, a dica é seguir por 4 km pela Avenida José Bento Ribeiro Dantas (av. principal) em direção ao Pórtico (entrada de Búzios) e virar a esquerda entrando na Avenida Gravatás que vai de encontro com a praia. Nesse ponto a Av. Gravatás faz uma curva para a esquerda e se torna a Av. Geribá que vai beirando toda a praia desde o canto direito até o esquerdo.

Praias próximas: Tucuns

Praia de João Fernandes

Possui este nome devido a um defensor Português chamado João Fernandes que usava a praia para se defender dos frequentes ataques de corsários e índios. A bela praia situada na ponta nordeste da Península de Búzios, em frente à Ilha Branca, fica a 2 km do centro do balneário, é uma praia tranquila e muito apreciada pelos visitantes do balneário.

Entre a Ponta do Cavalo Ruço e Praia João Fernandinho, frequentada principalmente pelo turismo internacional e com movimentação o ano todo, a praia tem a forma de semi-círculo, com águas calmas, azuis e transparentes.

Suas areias são claras e finas, ideal para banhos e pesca além da prática de esportes como mergulho livre (com máscaras e snorkel), windsurf, graças aos ventos do litoral e outros esportes.

Aluguel de bananas (ski), caiaques ou passeios de escuna também são uma boa opção. Os bares e restaurantes rústicos na orla da praia compõem um visual alegre e tropical com ótimo serviço de bar à beira-mar que servem delícias durante todo o dia.

À frente, avista-se a Ilha Branca, com seu farol sinalizador para os navegantes. João fernandes é também um ótimo lugar para se hospedar em Búzios, tem boa infra-estrutura e está perto das mais belas praias da península.

Passando pelo centro, seguindo pela Orla Bardot até os Ossos e virando a esquerda no cruzamento. A partir daí, seguir em frente por mais três quadras. Ao fim da praia de João Fernandes, no canto direito, está o acesso à Praia de João Fernandinho.

Praias próximas: João Fernandinho

Praia de João Fernandinho

Um conjunto de pedras separa a praia de João Fernandes como visualmente formam uma unidade com ele.

Mas as águas são mais calmas, para obter menos ondas, e algumas piscinas naturais.

Tem cerca de 100 metros de comprimento.

Praias próximas: João Fernandes

Praia de José Gonçalves

Um traficante de escravizados chamado José Gonçalves utilizava-se da praia para o desembarque clandestino de negros. A partir daí desenvolveu-se a colônia de pescadores que tem tradição na pesca do marisco em grande quantidade, distribuída para a grande dos restaurantes de Búzios e arredores.

Informações Úteis: A partir do Pórtico em direção a Cabo Frio, percorrer 2,8 Km, dobrando a esquerda em estrada de chão e seguindo sempre em frente por mais 2 Km

Praias próximas: Caravelas, Tucuns

Praia da Lagoinha

Praia de águas transparentes e esverdeadas. É circundada por altos paredões rochosos, por onde o mar, ao se chocar com as rochas, penetra em suas cavidades formando pequenas praias.

Informações Úteis: Praia ideal para coletar a energia da natureza.

Praias próximas: Ferradura, Forno

Praia de Manguinhos

Esta bela praia é muito apreciada pelos visitantes que buscam um pouco mais de tranqüilidade do que nas praias mais perto do centro da cidade. Manguinhos é cercada de mangues, pelo qual leva este nome, e é uma praia grande com a faixa de areia estreita e cheia de barcos.

Sobre a paisagem desta praia, além da vegetação típica da costa (vegetação de restinga), também se pode ver eucaliptus.

Com um ótimo por do sol e píer, Manguinhos na verdade, é uma continuação da Praia Rasa. Abriga além de clubes de vela, como o Búzios Vela Clube e o Yucas, a ativa colônia de pescadores.

Manguinhos é famosa entre os velejadores por suas boas condições de vento (graças aos ventos do litoral) e é considerada uma das principais raias do Brasil.

A maioria das etapas de campeonatos em esportes de vela são disputadas nessa praia, desde windsurf até o kitesurf (existem escolas na Praia Rasa, a Búzios Kitesurf School e a Jerry – Kitesurfing Center School).

Informações Úteis: Baía com uma área de 2,8 km.

Praias próximas: Tartaruga

Praia Olho de Boi

Partindo do extremo direito da Praia Brava, temos a trilha da Praia Olho de Boi, muito íngreme e de acesso muito difícil.

Do centro da Praia Brava, leva-se cerca de 40 a 45 minutos para alcançar esta Praia.

O acesso difícil e nenhuma infra-estrutura nesta praia, a não ser um senhor que há anos vende água, água de coco e algumas outras bebidas tornou esta praia perfeita para a prática de naturismo.

Não é permitido na faixa de areia e no ar o uso de qualquer peça de roupa, apenas pode-se ficar vestido nas pedras que circundam a praia.

A praia é muito pequena, porém de beleza única, o mar é um pouco bravo, e transparente.
O nome deu-se a uma semente vermelha muito encontrada nessa praia, que se assemelha a um olho de boi.

Informações Úteis: Praia de nudismo

Praias próximas: Brava, Forno

Praia dos Ossos

Nome derivado das ossadas de baleia ali encontradas nos velhos tempos.

Pequena e bonita lá estão o Iate Clube, casas cercadas de amendoeiras e, numa pequena elevação à esquerda, a histórica Igreja de Sant’Anna, padroeira da cidade.

A pequena praia, muito utilizada para pesca, passeios de escuna, prática de jet-ski, vela, windsurf e mergulho submarino em suas águas calmas, é recheada de residências de veraneio em sua orla arborizada, a maioria casas simples compradas de pescadores locais, mas de grande valorização pela sofisticação do lugar.

Informações úteis:  Ideal para Jet-ski, vela, windsurf e mergulho submarino.

Praias próximas: Azeda e Azedinha

Praia Rasa

Com águas tranquilas e pouco profundas Praia Rasa localiza-se no extremo esquerdo da Praia de Manguinhos, onde há trechos de áreas gramadas, cercada de eucaliptos e vegetação típica de restinga. O vento forte constante atrai os adeptos do windsurf.

Praias próximas: Manguinhos

Praia da Tartaruga

Enseada de águas cristalinas, calmas e cálidas, ideal para a desova de 3 espécies diferentes de Tartarugas Marinhas, que deram nome a praia. A Tartaruga de Pente, Tartaruga Marinha e outra sem batismo popular. Apesar de estar numa área mais afastada do Centro a praia Tartaruga disputa a liderança no ranking das favoritas e o cenário é maravilhoso.

Além de banhar-se no mar, as grandes atrações são os passeios de caiaque ou banana boat. O visual exuberante da praia é parada obrigatória em todos os passeios de escuna. É possível também alugar máscaras e pés de pato para praticar snorkel nas piscinas naturais em meio aos bancos de corais, já que estes ficam bem próximos, permitindo que os turistas nadem por menos de 5 minutos e já admirem verdadeiras belezas submarinas, a praia da Tartaruga é um dos principais pontos de mergulho da península. Outros esporte como o Wind surf e kite-surf também são praticados nessa praia.

No canto esquerdo, existe uma trilha na mata que segue até a Ponta da Zapata, no início da Praia de Manguinhos. Uma rica formação coralina acrescenta atrativo para os amantes do snorkeling. Já no canto direito está uma pequena praia de pedras multicoloridas. Durante o dia, os bares e restaurantes à beira mar oferecem pratos deliciosos. Um deles (liderado por Cabilda) prepara os acompanhamentos num barco ancorado a poucos minutos da praia. Para inovar a refeição, afaste um pouco a mesa (para mais perto do mar) e sinta a água alcançar seus pés enquanto saboreia delícias trazidas num caiaque. A boa do dia na praia é seu famoso e divertido Happy Hour (festa na praia até tarde), muito procurado por oferecer uma estrutura agradável e uma vista belíssima ao entardecer.

Entre as praias de Manguinhos e das Virgens, a bela Praia da Tartaruga, uma das primeiras quando se chega pela estrada RJ-102, vindo de São Pedro da Aldeia, na entrada da cidade, está a aproximadamente 2 km do centro do balneário. Saindo do centro, dobrar a direita em estrada de chão e seguir sempre em frente por 600 metros até á Praia da Tartaruga. Com 2 km de extensão, toda a praia está cercada de vegetação nativa virgem (Mata Atlântica) e orientada para o noroeste, propiciando um clima de aventura.

Praias próximas: Amores , Canto

Praia de Tucuns

Distante do agito é quase deserta e tem acesso pela estrada de Búzios/Cabo Frio. Sua extensão de 2,5 km é revestida de vegetais típicos de restinga que se estende até às dunas. Suas águas são claras e bastante azuis.

Praias próximas: Caravelas, Geribá

RESERVA DE TAUÁ

A Reserva de Tauá em Búzios é uma reserva arqueológica, antropológica e geológica. No Bosque da Restinga, através de trilhas em Tauá, encontra-se enorme diversidade de bromélias, cactáceos e exóticos cipós. É um labirinto verde de muito mistério, com vários recipientes cheios de frutas para alimentar os animais silvestres ao longo do caminho.

É possível ver mãos-peladas, cachorros-do-mato, macacos-prego, cotias, tatus e muitas outras espécies ameaçadas de extinção. Isso faz com que a proprietária, Tereza Kolontai, não permita a visitação de grandes grupos, somente de interessados em ecologia e em preservação, pelo menos até que termine a catalogação de espécies vegetais e animais.

A visita de grupos agendadas junto à Secretaria Municipal de Turismo é permitida.

ILHAS DE BÚZIOS

As ilhas de Búzios cercam a península formando um eco-sistema perfeito para peixes, corais e aves, tudo o que os grandes mergulhadores buscam.
Num único passeio de barco você poderá conhecer as ilhas Caboclo, Feia e Rasa, roteiro muito agradável.
A boa dica é incluí-las em seu passeio por Búzios, para mergulho ou pescaria.

Ilha Feia

Recebeu o nome por ter sido descoberta pelo seu lado de trás, onde não há mais que um grande paredão de pedra, é Ponto de parada obrigatória das escunas de Búzios. Desabitada e com uma linda praia é perfeito para quem busca um bom ponto de mergulho.

Foto por Francisco Neto - flickr.com/chicow
Foto por Francisco Neto – flickr.com/chicow

Ilha Rasa

Propriedade particular, a ilha da Rasa recebeu o nome por estar bem perto da praia Rasa. Pode ser vista de perto nos passeios de escuna.

Foto por Rafael Novaes - flickr.com/100874016@N02
Foto por Rafael Novaes – flickr.com/100874016@N02

Ilha do Caboclo

Pequena Ilha próxima ao cais da Praia do Canto.Excelente ponto para a pesca amadora.

Foto por Luiz Alberto Maron Vieira - flickr.com/lamaron
Foto por Luiz Alberto Maron Vieira – flickr.com/lamaron

Ilha de Âncora

Visitada pelos aficionados por mergulho profissional.

Foto por Ronaldo Nascimento - flickr.com/ronaldo_nascimento
Foto por Ronaldo Nascimento – flickr.com/ronaldo_nascimento

Ilha Branca

Próxima a João Fernandes. É ponto de passagem dos passeios de escuna.

Foto por Erika Palomare - flickr.com/12117791@N06
Foto por Erika Palomare – flickr.com/12117791@N06

MIRANTES DE BÚZIOS

Localizados em pontos estratégicos da península os mirantes de Búzios são dois, e são o bastante para propiciar uma vista completa de toda península, incluindo ilhas e as montanhas da serra. Um se encontra entre as praias de João Fernandinho e Brava, o outro entre as praias Brava e do Forno.

Mirante do Forno

Mostra praticamente toda a Península, este mirante se encontra próximo à praia do Forno. O fácil acesso o torna um dos pontos mais procurados para apreciar o visual buziano.

Foto por C. Diaz - flickr.com/carlosds
Foto por C. Diaz – flickr.com/carlosds

Mirante de João Fernandes

Localizado próximo à praia de João Fernandes, este mirante permite a visão de parte da Península e merece uma visita.

Foto por Getulio Ferreira - flickr.com/getulioferreira
Foto por Getulio Ferreira – flickr.com/getulioferreira

 

Gostou dessas dicas? Agora você pode ver onde se hospedar em Búzios-RJ: os melhores hotéis e pousadas. Dei todos os detalhes, com opções para todos os gostos e principalmente, bolsos.

 

Fontes dos textos e informações: Búzios Travel. As fotos possuem suas fontes abaixo de cada uma.

Aproveita que você se interessou por Búzios, e dá uma esticadinha por Cabo Frio também. As praias e ilhas de Cabo Frio também são lindas demais. Contei um pouquinho aqui.

Como chegar à Búzios?

De carro: Vindo do Rio de Janeiro: aproximadamente 2 horas de viagem. Após passar pela ponte Rio-Niterói pegar à esquerda no sentido Rio Bonito.

Pouco depois de Rio Bonito, pegar à direita a Via Lagos no sentido Araruama/Cabo Frio (Região dos Lagos).

Ao acabar a Via Lagos, continuar por 5 km. até o viaduto à esquerda que indica Búzios, Macaé e Rio das Ostras na entrada de São Pedro da Aldeia. Pegar então a RJ-106 em direção a Macaé/Búzios. Após 14 km.

(logo depois do Posto de gasolina “Até que Enfim”), entrar à direita seguir por uns 10 minutos até Búzios. Fonte: Buzios.com.br

De ônibus: Saindo da Rodoviária do Rio (antiga Novo Rio), a Viação 1001 tem diversas opções de horários disponíveis a partir das 06h da manhã. Você pode comprar também através do site da empresa, www.autoviacao1001.com.br