O que fazer em Cabo Frio RJ: Melhores Passeios

A sétima cidade mais antiga do Brasil, e a principal da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, Cabo Frio oferece diversas opções paradisíacas para você curtir muito seu momento de lazer. Seja com a família, amigos, casal ou até mesmo sozinha(o), Cabo Frio vai te surpreender positivamente.

O que fazer em Cabo Frio: quais os melhores passeios, pontos turísticos, as melhores praias?

Agradeço ao Wallace Porto pela disponibilização das imagens áreas.

Ilha do Japonês

A Ilha do Japonês fica localizada no Canal do Itajuru, e é um paraíso de águas calmas, rasas e quente. Local muito procurado por praticantes de stand up e caiaques. Não possui gastronomia, mas possui ao seu entorno, restaurantes e bares com petiscos diversos. Nas noites de verão é comum a pratica de arrastão de camarão, tanto pelo nativos como pelos visitantes. É muito frequentada por turistas com seus barcos e jet skis que circulam pelo canal e param lá.

Esta ilha artificial foi criada para facilitar o escoamento do pescado na região. Seu nome provém da historia de um homem que viveu na ilha e que tinha traços orientais, chamado Itso Kawawa, nascido em Okohama Japão.

Fontes: Prefeitura de Cabo Frio e Wikipédia.

Forte São Mateus

Localizado na Praia do Forte, é uma das mais antigas obras da arquitetura colonial latino-americana tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1956, época em que passou por uma série de restaurações. A fortaleza foi construída no século XVII, entre 1616 e 1620, por portugueses e índios tamoios para defender a terra das invasões dos franceses, ingleses e holandeses.

Havia no litoral brasileiro mais de 130 “bocas de fogo” armadas para proteger a colônia portuguesa. O Forte São Mateus fazia parte dessa estratégia de defesa e foi construído depois do desmantelamento do antigo Forte de Santo Inácio do Cabo Frio, cuja localização e fortificação eram consideradas demasiadamente vulneráveis a ataques.

Fonte: Prefeitura de Cabo Frio

Ilha dos Papagaios

Esse paraíso localizado próximo à Praia do Forte, é o principal ponto de mergulho da região, onde se chega somente pelo mar, pois fica distante da costa e não há acesso por terra.

Praticamente em frente à Ilha dos Papagaios, nós temos a Praia Brava, com uma pequena extensão de areia, de cerca de 400 metros, e na qual só se usufrui quando a maré está baixa. Essa pequena praia é conhecida pelo nudismo.

Fonte: Compilação de informações extraídas do Wikipédia e outros sites

Farol da Lajinha

O farol da Lajinha é um dos mirantes mais bonitos de Cabo Frio, ele foi construído em 1913 e tem cerca de 7 metros de altura. Em uma trilha com cerca de 2km saindo da entrada da Ilha do Japonês, geralmente é percorrida em 1h30. No alto do mirante, avistamos a cidade de Arraial do Cabo, Praia do Forte em Cabo Frio, Ilha do Japonês, Praia Brava e algumas ilhas que ficam bem em frente ao mirante. Vale muito a pena a caminhada e conhecer Cabo Frio por outro ângulo.

Praia das Conchas

A Praia das Conchas, situada no bairro Peró entre o Morro do Vigia e a Ponta do Arpoador, é uma das relíquias da Costa do Sol. A praia possui 600m de extensão em formato de concha, de onde originou seu nome, e largura de 30m. Com águas claras e calmas, é uma das favoritas dos turistas e famílias de Cabo Frio. Em sua extremidade direita, onde se encontra a Ponta do Arpoador, existem piscinas naturais formadas entre rochas. Faz limite com a Praia do Peró, à esquerda, e oferece uma bela vista das ilhas de Cabo Frio.

Fonte: Prefeitura de Cabo Frio

Praia do Peró

Com 7 km de extensão litorânea, a Praia do Peró caracteriza-se pelos quiosques à beira mar, nos quais é possível provar deliciosos peixes e frutos do mar (camarão, lula, mexilhão, lagosta), entre outros petiscos, acompanhados da tradicional cervejinha. Praia de águas límpidas, com ondas constantes e temperatura em torno de 22º C é também procurada pelos aficionados em pesca de arremesso, que lá encontram anchovas, tainhas e badejos. Caracteriza-se ainda pelas dunas de areias finas encontradas principalmente em seu extremo esquerdo: as Dunas do Peró. Em toda sua extensão, a Praia do Peró também recebe os nomes de Dunas do Peró e Pontal do Peró. O trecho do Pontal do Peró está ao lado da cidade vizinha de Búzios.

Fonte: Prefeitura de Cabo Frio e informações próprias

Praia do Foguete

Famosa por suas águas frias, é uma praia de águas profundas e bastante perigosa por suas correntezas. No entanto, localizada no km 4 da estrada que liga Cabo Frio e Arraial do Cabo, a praia é boa opção para quem quer tranquilidade, pois não é muito frequentada como a Praia do Forte. Por lá é comum a prática de windsurfe.

Fonte: Prefeitura de Cabo Frio

Passeio de barco em Cabo Frio

Para aproveitar bem diversos locais que mostrei aqui, como a Ilha dos Papagaios, por exemplo, que não tem acesso por terra, existe a opção de passeio de barco.

Você pode conhecer bem e ainda ser bem orientado a respeito do melhor local de mergulho, fotos, vídeos.

Vou falar pra vocês que foi uma das melhores coisas que fiz. Recomendo muito por exemplo, o passeio no barco Tô de Boa. Barco estilo tradicional, clássico, muito bem cuidado, limpo, e o Daniel, o capitão do barco, é muito prestativo, atencioso e educado.

A gente levou carne, petiscos, bebidas, e o barco ofereceu  coolers, gelo, carvão, kit de corte de carne, churrasqueira, água mineral. Ah, também tem um banheiro, som com bluetooth, chuveirinho de água doce…

Gente, vocês tem noção do que é ver o pôr-do-sol em alto mar? É simplesmente, fantástico! Uma experiência única.

Gostou e quer saber mais sobre esse passeio?

Você pode clicar aqui, e vai combinar tudo com ele.

Olha algumas fotos de lá:

Olhem esse vídeo com as imagens feitas através do barco!

Onde se hospedar em Cabo Frio?

Agora que você já sabe onde passear na cidade, é hora de escolher onde se hospedar em Cabo Frio. Separei diversas locais fantásticos de hospedagem pra você poder escolher o melhor, com total segurança e conforto. Só clicar aqui.

Como chegar em Cabo Frio?

Distante 152km da capital, Rio de Janeiro, Cabo Frio tem fácil acesso de carro, através de Niterói, passando pela Ponte Rio-Niterói, Niterói-Manilha, Via Lagos. De carro, esse é o melhor trajeto. Possui dois pedágios, na própria Ponte, e também na Via Lagos.

De avião, você tem voos mais frequentes das principais cidades do Brasil diretamente para os aeroportos Santos Dumont e Galeão, ambos no Rio. De lá, pode pegar um transporte, Uber, táxi, ou ônibus direto, o chamado frescão, para a Rodoviária do Rio (antiga Novo Rio) e comprar passagem na Viação 1001 (ou já comprar pelo site deles), que é a única que faz o trajeto Rio x Cabo Frio. Tem viagens de hora em hora, a partir das 6h da manhã, até as 21h.

Cabo Frio também tem aeroporto, mas não possui tantos voos frequentes. As empresas são a Gol, com voos saindo de Guarulhos-SP, e a Azul, com voos saindo de Confins-MG, Viracopos (Campinas-SP) e Buenos Aires-ARG.