Coletor Menstrual: saiba como usar

Você já ouviu falar em coletor menstrual, ou copinhos de menstruação, né? Mas sabe como usar? Eu vou te ajudar nessa matéria. É bem simples, fácil e tranquilo.

Meninas, hoje eu quero compartilhar com vocês uma experiência muito legal, de um produto super útil para nós mulheres. O coletor menstrual. Mas, como usar?

Você já deve ter ouvido falar desse copinho maleável. Confesso que no começo não acreditei que poderia funcionar e resisti muito tempo antes de experimentar.

Pra ser bem sincera com vocês, experimentei porque o pessoal da A SÓS me mandou, rsrs.

Bom, vamos lá!

Coletor Menstrual: Como usar?

O coletor tem uma durabilidade incrível, então é um investimento que vale a pena se você colocar na ponta do lápis tudo o que gasta com absorventes. Pode ser usado em qualquer época do ano, mas faz muita diferença na época de calor.

A gente sabe que no calor os absorventes convencionais abafam a vagina, facilitando a proliferação de fungos, candidíase, etc. Nesse caso, mais um ponto para o coletor. Os absorventes internos precisam ser trocados com uma periodicidade bem maior, dependendo do fluxo, de duas em duas horas, então não dá pra ficar sossegada com essa vida, né?

O copinho pode parecer pequeno, mas coleta três vezes mais volume de menstruação do que os absorventes, e podem ser esvaziados de 8 em 8 horas, ou até de 12 em 12 dependendo do fluxo.

Para garantir mais saúde e o bom funcionamento do coletor, a higienização tem que ser bem feita. Lavar sempre com água e sabão neutro, ferver após os ciclos, e dá pra esterilizar até no micro-ondas, igual mamadeiras e chupetas por exemplo.

É fácil de colocar e não incomoda. Qualquer mulher, em qualquer idade pode utilizar e o melhor, gente: é ecológico. Ah, e existem dois tamanhos de coletores. Os menores são indicados para mulheres que ainda não tiveram filhos, e os maiores, para as que já tiveram, mas varia muito de como é a vagina.

Como usar o coletor menstrual?

Fique em uma posição em que se sinta confortável, em pé, agachada, sentada no vaso sanitário, etc. Aí você dobra o coletor como um embrulho, como na imagem abaixo, e depois afaste os grandes lábios.

Como colocar o coletor menstrual

Coloque horizontalmente em direção ao ânus até que fique completamente dentro da vagina, mas não tanto quanto um absorvente interno.

Aí, para ter certeza que encaixou certinho segure-o pela haste que fica próxima a base e dê uma volta completa. Se não houver dificuldade, está bem colocadinho.

Quanto ao conforto, nota 100. O meu primeiro uso foi durante uma viagem pra praia e, na minha opinião,  não teria nenhuma ocasião melhor para testar a eficiência e a eficácia do coletor.  Sol, mar, água salgada e muito tempo longe do banheiro fazem com que a gente se preocupe ainda mais com as trocas, o que é desnecessário quando se trata do coletor. Fiquei o período que quis na praia, sem nenhum vazamento ou necessidade de troca.

Confesso que um dia antes, chequei umas três vezes durante a noite porque eu não acreditei muito que fosse funcionar de verdade. Sério, o negócio é muito bom e seguro.

Quanto a dor na colocação ou retirada, nota 100 também. Não tive problema nenhum para colocar, pois é super simples e seu corpo dá sinais de que está colocado errado. A dor só acontece, caso o coletor fique fora do lugar. E pra saber, é fácil: vai vazar e vai doer. É como uma cólica leve.  Simples assim.

Coletor menstrual: como usar?

Eu, de cara, arrumei um jeito de saber se estava no lugar certo: na parte de baixo o “cabinho” que ele tem te permite dar uma leve girada no coletor dentro do seu corpo. Se ele girou, pronto! Tá tudo ok!

As trocas,  só fiz durante o banho e já coloquei novamente lá mesmo. Lavei com sabonete íntimo neutro e com a água quentinha do chuveiro pra não haver chances de dar errado.

Me questionaram sobre o tamanho e a capacidade de retenção do fluxo também. Quanto a capacidade, é estranho a gente falar que não vaza. Gente, não vaza. Quando você vai comprar o coletor, são dois tamanhos disponíveis: um de 28 ml que é indicado para mulheres acima dos 30 anos e/ou com filhos, e o de 25 ml que é indicado pra mulheres abaixo dos 30 anos e/ou sem filhos. Parece pouco, né? Mas você consegue imaginar 10 ml de liquido por exemplo, espalhado em cima de plástico com algodão? Vaza meeesmo… Agora 10 ml em um recipiente que não escorre. Impossível vazar. Faça o teste!

Como falei anteriormente, eu não tinha muita confiança nesse tipo de produto, mas agora, confesso que não sei como vivi tanto tempo sem o uso.

Vale a pena o teste. Façam e me contem!

Perguntas e respostas (FAQ) rápidas sobre como usar o coletor menstrual:

Pode dormir com o coletor menstrual?

Sim, você pode dormir com o seu coletor menstrual, respeitando o tempo de esvaziamento do copinho, de acordo com o seu fluxo, seja de 8h em 8h ou 12h em 12h.

Como colocar o coletor menstrual?

Como colocar o coletor menstrual

Fique em uma posição em que se sinta confortável, em pé, agachada, sentada no vaso sanitário, etc. Aí você dobra o coletor como um embrulho, veja imagem, e depois afaste os grandes lábios.

Coloque horizontalmente em direção ao ânus até que fique completamente dentro da vagina, mas não tanto quanto um absorvente interno.

Quanto tempo pode ficar com o coletor menstrual?

Depende muito do seu fluxo, mas pelo menos 8h e no máximo, 12h. Mas sempre dê uma verificada quando for ao banheiro, se está vazando. Caso esteja, é hora de esvaziar, limpar, e ser feliz novamente. 🙂

Precisa tirar o coletor menstrual para fazer xixi?

Não, menina, não precisa tirar o coletor menstrual não! Nem pra urinar, nem pras fezes. São lugares diferentes. O canal vaginal é diferente do canal de saída da urina e fezes, portanto, pode ficar despreocupada.