Entrevista: Conheça Janay Souza

Oi, gentchy !

Periodicamente trarei uma entrevista ligada ao nosso universo pra que vocês se interem de alguns assuntos que movimentam o mundo Plus Size e pra que tenham consciência de que, apesar de tudo, de todo o preconceito e falta de incentivo, temos pessoas que fazem um imenso esforço pra que tudo seja um pouco melhor a cada dia.

Hoje, falaremos da página @gordeliciaz no Instagram, que foi criada e é administrada por uma gordinha linda, a “Jana”.

Janay Souza, tem 24 anos, é pedagoga, mora em Anicuns em Goiás, e tem uma energia contagiante.

O perfil já ultrapassou 30k em pouco mais de um ano e meio e, na entrevista, Jana conta pra gente um pouco de como funciona a página e sua visão sobre seguidores e dificuldades.

Confira:

1- Como surgiu a ideia de fazer uma página específica pra divulgar gordinhas?

A ideia surgiu a partir de um grande amigo que tinha uma pagina assim, que foi de grande influencia na minha auto aceitação. Mas a pagina dele mostrava só o lado sexy das mulheres gordinhas, eu queria mostrar que somos mais que fetiche, somos mulheres lindas, somos sensuais, fortes, inteligentes, e que não precisamos nos expor de forma negativa pra mostra e conseguirmos nosso lugar nessa “mídia que julga a beleza”.

2- Quando você começou, imaginava chegar a mais de 30k ?

“Não não . Nunca imaginei que atingiria um público tão grande assim. Tem muitas páginas por aí, são poucas as que visão mostrar a beleza e não somente a sensualidade. Recebo várias mensagens de meninas dizendo que ama a página por que mostra a beleza de forma natural, algumas dizem que se amam mais depois que passou a seguir, que se sentem mais linda. E não tem nada que me deixa mais feliz que ler isso de uma seguidora.”

3- Já enfrentou algum tipo de critica sobre o conteúdo do perfil?

“Sim. Infelizmente tem sempre aquele ser humano desprovido de “semancol”, falando coisas impróprias em alguma das publicações. Mas sempre que acontece eu apago e bloqueio.”

4- Publicam comentários maldosos, ofensivos e preconceituosos ou a página tem uma boa aceitação?

“No inicio havia bem mais comentários maldosos. Mas hoje em dia é raro ter algo assim. Os seguidores da página realmente amam e admiram as lindas “Gordeliciaz” (apelido carinhoso da minhas colaboradoras e seguidoras).”

5-Como as meninas chegam até você ?

“Muitas delas eu sigo e as abordo de forma carinhosa, curtindo as fotos deixando comentários nas fotos, algumas uso o recurso do Instagram (direct) para convida-las a participar também. Tenho também meus parceiros de divulgação que consegui ao longo do tempo que estou aqui (quase 2 anos já), eles divulgam e me marcam nas publicações e visa e versa, e elas vêem, seguem também e pedem para ser divulgadas na minha pagina. Outras recebem indicações de amigas que já estão na pagina.”

6-Você se sente representada pelas mulheres Plus Size´s que estão em evidência hoje?

“Por algumas sim, outras não. Muitas mulheres que estão na mídia não me representam pois nem todas são realmente gordinhas… Sabe, até no meio plus size existe o tal padrão, fico triste com isso também. Padrão no meio plus size não deveria existir.”

7-Qual sua opinião sobre o comportamento das pessoas com relação ao universo Plus Size ?

“Bom, estamos cada vez conquistando mais espaço, respeito e começam a aceitar que viemos para fazer a diferença. Mas ainda sim, existe muitas pessoas que não nos vêm com seres humanos que merecem respeito. Vejo por varias partes, pessoas destilando veneno e preconceito em gordinhas lindas. Mas é uma luta constante contra esse mal da sociedade, acredito que um dia vamos ter o respeito que merecemos. As vezes fico revoltada com tanto ódio das pessoas sabe, e muita maldade, se pudessem sentir o mal que fazem pois infelizmente são poucas as mulheres que sabem absorver o que é bom e excluir o que é ruim. Mas desejo as essas pessoas mais amor, sempre que vejo coisas dessa forma eu procuro fazer textos e publicar na página dando minha opinião e pedindo mais respeito, claro.”

8-Tem alguma mensagem positiva pras gordinhas que te seguem ?

“Tenho sim. Sempre acreditar que antes de sermos gordinhas, somos mulheres, mulheres lindas e fortes. Devemos levantar todos os dias da cama e acreditar que somos lindas por que somos sim. Não deixe que um ou outro te diga que não, que quem faz seu dia bonito é você e ninguém mais. Somos mais que números na balança ou na etiqueta daquele jeans. Somos capazes de ser e fazer aquilo que desejarmos, basta querer e fazer. “

Dêem uma olhada no perfil e sigam a página.

www.instagram.com/gordeliciaz