Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?

Você sabe qual é a diferença entre atividade física e exercício físico?

Como profissional que trabalha diretamente com o movimento humano deparo-me em várias situações com a seguinte afirmação: “Ah! Mas eu não fico parada! Arrumo a casa, lavo a louça e roupas, varro o quintal! E no trabalho não paro quieta um minuto”!

Atividade física é qualquer movimento do corpo produzido pelos músculos, resultando num gasto de energia acima do nível de repouso. Exemplos: caminhar para se deslocar se de um lugar a outro, subir escadas, passear com o cachorro, lavar o carro, cuidar da casa, brincar com os filhos, dançar, tarefas cotidianas no trabalho, tomar um banho e até mesmo um piscar dos olhos.

Exercício físico é uma forma de atividade física planejada, programada, estruturada, repetitiva, acompanhada e orientada por um profissional, que tem como objetivo a melhora e/ou a manutenção da resistência cardiorrespiratória, da composição corporal, da resistência e força muscular e da flexibilidade, resultando por fim em melhora da saúde. Exemplos: corridas, natação, Pilates, musculação, lutas marciais, entre outros.

Entenda qual a diferença entre atividade física e exercício físico

Em resumo: “Todo exercício é uma atividade física, porém, nem toda atividade física pode ser considerada um exercício”.

Um indivíduo ativo, de acordo com as últimas diretrizes, realiza exercícios físicos cerca de 150 minutos semanais de modo contínuo ou intervalado com intensidade moderada (5 vezes semanais de 30 minutos) ou (3 vezes semanais de 50 minutos), todavia esses períodos e intensidades podem não ser suficientes para mudanças estéticas e até mesmo para prevenção e tratamento de determinadas doenças. Por isso a importância da orientação de um profissional especializado.

De um modo ou de outro em suas atividades cotidianas desafie-se.  Caminhe um quarteirão a mais por dia, troque o elevador pela escada, suba ou desça mais degraus!

Comece incrementando suas atividades físicas e parta pra um bom e organizado exercício físico. Você só tem a ganhar: Melhora a autoestima e o desempenho sexual, diminuição d os riscos de depressão, redução do risco de infarto e doenças cardíacas, prevenção do surgimento de diabetes e derrames, além de melhora das condições de articulações, da musculatura e dos ossos.

Que tal começar já?