Balança: o que ela não mostra!

Desde muito cedo acompanhar nosso peso corporal é uma rotina de saúde ! Mas esquecemos que ela não é e não deve ser a única rotina e parâmetro de saúde.

Nesse post vamos conhecer as três coisas básicas que a balança não mostra para você:

Como andam seus hábitos alimentares?

O estar no “peso ideal” não garante que esteja saudável e o estar dentro do ” peso ” normal não garante que esteja mais saudável, ou estar acima do “peso” também não diz que esta não saudável!

Por que? porque o peso não é a única forma de avaliar o estado de saúde nutricional, muito menos emagrecimento, e o pior, não deveria ser o único parâmetro utilizado para fazer avaliações.

Podemos encontrar magras moles e com percentual de gordura alto, podemos encontrar pessoas com mais de 100 quilos mas com massa magra alta e percentual de gordura baixo e tantas outras opções que a balança esconde.

A balança não é e não deve ser o referencial do seu emagrecimento ou do gerenciamento do seu peso, muito menos da saúde!

Ilustração de balança
Balança: o que ela não mostra

Lembre-se da composição corporal: – a balança não mostra ou sequer passa perto do como esta seu treinamento ou seu nível de atividade física.

O sedentarismo é um dos problemas de saúde. A balança não mostra se o treinamento esta sendo eficaz ou se o seu emagrecimento é efetivo, ou se você está mais saudável ou menos. O peso da balança sozinho não diz nada, ponto final!

Podemos nos surpreender com “magros” com capacidade cardio-respiratória ruim e pessoas acima do peso super ativas ! A balança não te demonstra ou mostra sua composição corporal. Quando você sobe na balança e vê aquele número, ele é uma referencia sobre você! Você necessitaria de pelo menos mais algumas ferramentas como pregas cutâneas, circunferências, fotometria, peso, altura. Tem mulheres de 70 quilos acima do peso e mulheres de 70 quilos abaixo do peso. Portanto, não siga em um “tratamento” apenas se pesando. Até porque, outras coisas fazem o peso oscilar como a própria retenção liquida.

Portanto, parem de de se pesar com frequência e de acreditar que o seu peso é sua referência de vida!

Parem de ficar preocupados apenas com peso! Peso pode te orientar mas nunca deve te pautar sua vida ! Façam um acompanhamento nutricional e antropométrico e mais que saber quanto uma pessoa pesa comecem a ver o corpo como um todo. Peso é um somatório de massas: massa magra (músculos ) massa gorda (gordura) massa óssea( ossos e articulações) massa residual (órgãos, sangue, pele, linfa, etc).

Um peso não mede uma pessoa! Nem sua saúde nem sua vida ! Entao, amplie sua visão sobre saúde, peso e beleza!

Amely Degraf Terra